Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O Que É o Contrário de Espírito Imundo?

Nesta pequena reflexão quero chamar a atenção para o texto de Marcos 3:22-30, onde se fala do pecado contra o Espírito Santo. É interessante notar certos detalhes da resposta de Yahushua à acusação dos escribas de que expulsava demónios por Belzebu.

“Como pode Satanás expulsar Satanás?” (vrs. 23). Ou seja, como é que o inimigo se contentaria em entrar e possuir alguém para logo depois sair voluntariamente? “Tal reino não pode subsistir” (vrs. 24).

Por outras palavras: “Tem espírito imundo” (vrs. 30). Os escribas acusaram Yahushua de estar possuído pelo demónio, e consequentemente poder expulsá-lo. Chamo a vossa atenção de uma maneira especial para este detalhe. O que é um espírito imundo? Um demónio, um anjo do maligno. Então e o contrário de espírito imundo o que é que será? Um espírito limpo, um espírito santo, visto que o que procede do Altíssimo é santo. E na verdade os anjos são espíritos que atuam em nosso favor (Hb 1:14).

Ora se um anjo do maligno pode actuar em alguém, possuir todo ser de uma determinada pessoa, uma alma, falar por ela e agir por ela, porque é que um anjo do Altíssimo, o não o pode fazer em almas consagradas ao Criador? Um demónio recebe a influência, o espírito imundo que procede do Diabo para destruir as almas. Um anjo do Altíssimo recebe aquela santa influência, aquele Espírito Santo que procede do Pai celestial, aquele poder e autoridade divinos, a fim de actuar sobre as almas, sobre aqueles que hão-de herdar a salvação.

E na verdade os anjos actuaram em Yahushua, e por Sua causa operaram milagres! (DTN, pág. 110)

Nisto os principais dos sacerdotes pecaram ao rejeitarem o Espírito Santo que havia em Yahushua, considerando imundo o limpo, sagrado e santo. Rejeitaram a obra efetuada pelos santos anjos ou espíritos, pois eles mesmos são cheios do Espírito Santo do Altíssimo. Isto é o pecado contra o Espírito Santo, pois que esperança há para aqueles que rejeitam os mensageiros enviados do Pai e do Filho, sejam os anjos ou seres humanos?! Eles são a Sua última voz  e oportunidade.

O Espírito Santo não é um 3º Deus mais importante ou menos tolerante cuja blasfémia não possa ser perdoada, mas o pecado contra o Espírito Santo é isto mesmo, rejeitar o Espírito Santo do Altíssimo que actua nos anjos, e nos homens e por meio dos mesmos. Depois destes não há mais mensageiro que seja enviado do céu à terra para converter uma alma, depois de uma longa e persistente recusa e rejeição da verdade apresentada.

Não façamos como aqueles escribas!


Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.