Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

domingo, 16 de maio de 2010

A Pomba, um emblema do próprio Cristo

Normalmente, a pomba que desceu sobre Jesus no momento do Seu baptismo é compreendida como sendo um símbolo de Deus Espírito Santo, pressupostamente a 3ª pessoa da trindade. Será isto verdade?!

Está escrito:
“E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba.” Luc. 3:22.

Mas é interessante notar que Ellen White apresenta este símbolo, a pomba, como um emblema do próprio Cristo:
“Abrem-se os Céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma da semelhança de uma pomba da mais pura luz – fiel emblema d’Ele, o manso e humilde.” Desejado de Todas as Nações, pág. 83. (cap.11, parágrafo 11).

“Uma luz divina iluminou o rosto do Salvador, e uma figura semelhante a uma pomba protegeu-o.” Idem, págs. 591,592 (cap. 74, parágrafo 26).

É curioso que na primeira frase, referente ao início do ministério de Cristo, Ellen White aplique este símbolo a Ele, quando está escrito que essa pomba surgiu no momento em Cristo foi ungido por Seu Pai, irradiando uma luz divina ao receber a efusão de Seu Espírito (Mat. 3:16). Por outro lado, na segunda frase, no contexto do Getsémani e da Sua prisão já no final do Seu ministério, uma luz iluminou Seu rosto e a pomba surge novamente, símbolos da Sua divindade. Que conclusão podemos tirar?

Se o Espírito Santo desceu sobre Cristo em forma corpórea como pomba, a qual a serva do Senhor diz ser um fiel emblema de Cristo, o manso e humilde (Mat. 11:29), então Cristo e o Espírito Santo serão a mesma pessoa?

"Limitado pela humanidade Cristo não poderia estar em todo lugar pessoalmente, consequentemente foi para a vantagem de todos eles juntos que Ele deveria deixá-los e ir para Seu Pai e enviar o Espírito Santo para ser Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele representaria a Si mesmo como presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo.” E.G. White, (Manuscript Releases Volume 14 (No's 1081-1135) MR No.1084. (Também se encontra no D.T.Nações, pág. 572, no cap. 73, parágrafo 27, mas mal traduzido do original em inglês)

O Espírito Santo é Jesus, mas livre da personalidade humana e independente dela. Essa pomba que pousou em Jesus, era símbolo da Sua própria divindade, da Sua filiação com o Pai, do Espírito do Pai, do Seu próprio Espírito. Desta forma, podemos compreender que o Espírito Santo não é uma 3ª pessoa ou ser, distintos do Pai e do Filho, e que de nenhuma maneira estamos autorizados, à luz da Bíblia, para falarmos em trindade, mas sim na divindade. O Espírito Santo é a própria vida de Cristo, o Seu alento, o Seu próprio carácter e natureza divinos:

“Antes de os discípulos poderem cumprir os seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo soprou sobre eles o Seu Espírito. (…) O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma.” Desejado de todas as Nações, pág. 687 (cap. 84, parágrafo 9,10).

“Cristo dá-lhes o alento do Seu próprio Espírito, a vida da Sua própria vida.” Desejado de todas as Nações, pág. 708 (cap. 86, parágrafo 38).

"O emblema, em forma de pomba, que desceu sobre Jesus por ocasião de Seu batismo representa Sua amabilidade de caráter." Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 238 (Manuscrito 19, 1892).

Quero ainda deixar mais três versos da Bíblia que quanto a mim são bastante esclarecedores em relação a este tema:

(Palavras de Jesus aos discípulos:) "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." Jo. 14:17

A quem conheciam os discípulos? Quem habitava com eles?
Quem estaria com eles no futuro?

"Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo." Mat. 28:20

Respondeu Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada." Jo. 14: 23.

Que Jeová vos abençoe por meio de Seu Espírito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.